Projeto melhora qualidade de vida de idosos de Urbano Santos Publicada em 01/11/2017 17:32:24

Desde 2012 o projeto “Aproveitando a Melhor Idade” oferece aos idosos de Urbano Santos diversas atividades que vão desde o lazer, passando pela saúde, oficinas de cursos focados em geração de renda e a garantia de direitos. O trabalho é desenvolvido pela prefeitura de Urbano Santos, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), órgão ligado a Secretaria Municipal de Assistência Social.

O projeto atua em diversas frentes. Uma delas é o encontro semanal para realização de atividades físicas com profissionais especializados. Os exercícios são responsáveis por melhorar a qualidade de vida dos idosos por conta dos impactos na saúde física e mental, proporcionando bem-estar e aumento da autoestima. Os participantes também recebem atenção à saúde por meio de ações que oferecem acompanhamento clínico e realização de exames rápidos.

A coordenadora do “Aproveitando a Melhor Idade”, Lurdes Silva, disse que o resultado das ações na vida do idosos do município é positivo. “Além de se sentirem valorizados pela gestão municipal, os participantes têm acesso a informações e direitos que muitas vezes nem sabiam que existiam” diz a coordenadora.

Por meio desses trabalhos, a Secretaria Municipal de Assistência Social proporciona a reinserção social do idoso que, em muitos casos, vive à margem da sociedade. Atualmente são 80 idosos inscritos no projeto. As ações contam com apoio de outros órgãos e secretarias do município como Cultura, Saúde, Mulher, Transporte, Trabalho e Finanças. A integração das secretarias faz parte do sucesso do projeto, como destaca a secretária municipal de assistência social, Caroline Soeiro. “O projeto é mantido completamente pela prefeitura. As outras secretarias são acionadas e prontamente atendem às necessidades, fazendo assim com que as atividades sejam realizadas”, disse a secretária.