Educação

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CRIA CANTINHO DA LEITURA PARA ESTIMULAR ALUNOS Publicada em 07/04/2017 16:41:19

Fugir dos espaços tradicionais, retirar as crianças do ambiente de sala de aula e desligá-las do conteúdo regular e obrigatório da carga horária fez com que a Secretaria Municipal de Educação de Urbano Santos desenvolvesse o projeto “Cantinho da Leitura”. O principal objetivo é proporcionar momentos prazerosos de leitura em um espaço temático dedicado totalmente a essa atividade.

No Cantinho da Leitura o aluno tem a liberdade de ler o que quiser atraído pelas capas ou título oportunidade do contato com o acervo tem promovido experiências de alfabetização e letramento. Os resultados são os mais positivos possíveis. O interesse pela linguagem e a curiosidade aumentam. A secretária municipal de educação, Nilma da Silva Sodré diz que “A iniciativa tem facilitado o acesso do Professor às diferentes leituras, bem como motivado os alunos a desenvolverem melhor a habilidade de ler”. Um dos diferenciais é a participação da comunidade. “Pais e visitantes sentem-se motivados a participarem das atividades nas escolas”, destaca a secretária.

Somada as descobertas individuais, as rodas de leitura realizadas nestes espaços promovem a interação dos alunos com outros colegas, professores e com o próprio livro. Muitas crianças têm por meio do projeto, o seu primeiro contato com a literatura e com isso o amor pelos livros começa a crescer.

Nesta etapa mais de dez escolas aderiram ao projeto. Os espaços variam de uma unidade de ensino para outras, mas todos são decorados a fim de chamar a atenção dos estudantes. O ambiente é sempre descontraído, lúdico e aconchegante o que colabora para o hábito da leitura se tornar mais agradável. Cerca de 3 mil crianças participam do projeto que será estendido à outras escolas.

Receba nossa Newsletter Deixe seu nome e e-mail