Saúde

SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA AÇÃO DE PREVENÇÃO A TUBERCULOSE Publicada em 31/03/2017 17:01:33

No dia mundial da tuberculose a prefeitura de Urbano Santos por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou diversas ações na cidade orientando a população quanto aos perigos da doença. Durante o trabalho as equipes realizaram palestras e distribuíram panfletos informativos.

Além da população, agentes da Atenção Básica e Vigilância Epidemiológica receberam treinamento sobre verificação de sintomas de tuberculose na população, indicação de tratamento e visita à pacientes curados para uma reavaliação.

Vale lembrar que o tratamento de tuberculose é disponibilizado gratuitamente através do Sistema Único de Saúde.

A TUBERCULOSE

Segundo a Fundação Oswaldo Cruz A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa muito antiga, também conhecida como “tísica pulmonar”. Os pulmões são os órgãos mais afetados, mas pode acometer ainda os rins, a pele, os ossos e os gânglios. O contágio ocorre pelo ar, através da tosse, espirro e fala da pessoa que está doente, que lança os bacilos no ambiente. Quem convive próximo ao doente aspira esses bacilos e pode também adoecer.

Receba nossa Newsletter Deixe seu nome e e-mail